Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Secom / Prefeitura

O cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Joviniano Neto, avaliou que a formação do União Brasil foi dada a partir de um resultado de pesquisa de marketing, e não por um nacionalismo.



“Acho que foi resultado de alguma pesquisa de marketing, mas não do nacionalismo, porque são partidos por definição liberais. O liberalismo no Brasil tem tido uma tradição, na área de economia, de enfraquecer o estado e fortalecer as relações internacionais, abertura internacional, principalmente com os Estados Unidos”, explicou ao portal Política Livre.

O cientista político ainda disse que a estratégia dos partidos é interessante, já que um possui um robusto fundo eleitoral, enquanto o outro tem grandes quadros políticos.

“[O DEM] Junta com um partido que cresceu muito, inchado pelo bolsonarismo e que tem um grande fundo partidário. E um partido [o DEM] que tem uma identidade antiga, mas que estava diminuindo, derretendo. O DEM é um partido liberal conservador clássico. O PSL é um partido liberal que cresceu no bolsonarismo, e com a saída de Bolsonaro, ficou meio sem identidade”, disse.



Deixe sua opinião