O apresentador do Bahia Meio Dia, Ricardo Ishmael, perguntou ao governador Rui Costa (PT) sobre um procedimento instaurado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para acompanhar compra de respiradores pelo estado. O âncora acabou noticiando para o próprio o governador o fato.
“Eu estou sabendo dessa informação por você agora, ao vivo na TV”, disse Rui, citando em seguida que instaurou um comitê de transparência para acompanhar a compra de insumos pelo estado.
Segundo Rui, o Tribunal de Contas e o Ministério Público da Bahia foram convidados a participar “justamente pra evitar essas calúnias, essas informações”. “Estou sendo informado ao vivo por você”, repetiu Rui.
O procedimento citado por Ricardo foi instaurado pelo MP-BA para apurar a possibilidade de irregularidades na compra de respiradores pelo governo do Estado e prefeitura de Salvador.
A portaria é assinada pelos promotores Rita Tourinho, Adriano Assis, Luciano Ghignone, Mônica Barroso, Célia Boaventura e Heliete Rodrigues Viana, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam).
Na peça, os promotores apontam “diversas notícias veiculadas pela imprensa quanto a irregularidades ocorridas em tais aquisições efetivadas por vários entes federados, inclusive envolvendo a entrega do objeto”.