Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Valter Pontes / Secom / Divulgação

Após a derrota na disputa pelo governo do estado em 2022, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), pode tentar um novo teste de forças contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições municipais de 2024. A cidade escolhida seria Itabuna.



Aliado de Jerônimo, o prefeito Augusto Castro (PSD) rompeu com o vice Guinho (União Brasil), aliado de Neto. Vereador mais votado de Itabuna em 2020, o agora deputado estadual Pancadinha (SD), que não decidiu explicitamente se faz parte do governo ou oposição a Jerônimo, está na mira de ACM Neto e Guinho para a composição de uma aliança. A informação foi confirmada ao Política ao Vivo por nomes próximos ao parlamentar.

No segundo turno da eleição para o governo, ACM Neto venceu Jerônimo na cidade, com 61,16%. Mesmo assim, o cenário é visto como difícil para o grupo oposicionista derrotar Augusto apoiado pelo governador, caso Guinho seja o candidato. Por isso, segundo a mesma fonte, o ex-prefeito de Salvador já tem ensaiado uma aproximação com Pancadinha.

Tomar cidades governadas pelo grupo encabeçada por Jerônimo Rodrigues em 2024 é visto como um passo importante para fortalecer uma nova candidatura em 2026. Um dos problemas mais citados por aliados de ACM Neto foi a falta de penetração no interior durante a campanha do ano passado, além do pouco apoio de prefeitos.



Deixe sua opinião