Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / TV

Nos primeiros meses à frente do governo do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT) já tem como meta conquistar as prefeituras de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista nas eleições de 2024. A ideia do governador, segundo interlocutores, é entrar em campo nas campanhas.



Um dos nomes escutados pelo Política ao Vivo pontua que a estratégia de Jerônimo é reunir nas principais cidades o maior número possível de partidos da base em torno da candidatura do PT, caso haja aprovação de um candidato petista forte e competitivo. Em Feira de Santana, por exemplo, a expectativa é de que o governador consiga reunir todas siglas aliadas para lançar o deputado federal Zé Neto (PT) mais uma vez. O entendimento é de que o grupo político liderado por José Ronaldo (União Brasil) está fragilizado com a má gestão de Colbert e de que o momento é favorável para a vitória do candidato petista.

Em Conquista, o resultado na eleição de 2020 com o deputado estadual Zé Raimundo (PT), que sofreu um revés no segundo turno para o então prefeito Herzem Gusmão (m.2021), animou o grupo governista, que acredita que o empenho de Jerônimo pode fazer do deputado federal Waldenor Pereira (PT), bola da vez na cidade, prefeito com os pés nas costas na disputa contra a atual gestor, Sheila Lemos (União Brasil), que é alvo de críticas.

Em Salvador, segundo um cardeal petista, o cenário é o mais complexo. O prefeito Bruno Reis (União Brasil), que tentará a reeleição deve contar com o apoio de ACM Neto (União Brasil), que vê na cidade sua última alternativa para se manter vivo politicamente. A ideia é também reunir todos os partidos da base em torno de um nome petista, que pode ser o de José Trindade, hoje no PSB, mas de malas prontas para mudar de sigla.

A postura de Jerônimo vai na contramão da estratégia adotada por Rui Costa, avalia o mesmo nome. O ex-governador petista foi alvo de críticas por não ter entrado de cabeça nas campanhas das principais cidades, o que prejudicou, de acordo com o interlocutor, o desempenho do partido em grandes cidades. O objetivo é reverter o cenário para fortalecer Jerônimo Rodrigues e garantir uma reeleição ainda mais tranquila em 2026.



Deixe sua opinião