Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Rafael Martins/GOVBA

O flerte do PSDB com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pode custar ao grupo governista duas das maiores cidades baianas. Parte da cúpula tucana sonha com o apoio do petista em Juazeiro e Feira de Santana.



Em Juazeiro, a prefeita Suzana Ramos apoiou a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo baiano em 2022. A gestora, entretanto, já articula nos bastidores uma aproximação com Jerônimo em troca de um apoio nas eleições municipais de 2024. A própria prefeita já sinalizou, nos últimos dias, que pode migrar para o grupo governista. Aliado de Jerônimo Rodrigues e de Suzana, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) é tido como uma ponte para a possível aliança, que culminaria na adesão imediata do deputado Jordávio Ramos (PSDB), filho da prefeita, ao governo na Assembleia Legislativa (Alba).

A aliança, porém, pode trazer dor de cabeça para a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. O deputado estadual Zó (PCdoB) já delcarou publicamente que é pré-candidato a prefeito da cidade, com o aval dos comunistas. Para conseguir manter sua pré-candidatura, no entanto, o parlamentar terá que chegar a um acordo com Isaac Carvalho (PT), ex-prefeito do município que sonha em voltar ao poder, ainda que seu nome não seja visto com bons olhos por membros do grupo governista estadual. Por causa da federação, as siglas podem ter apenas uma candidatura, o que reforça o impasse. Juazeiro também é vista como uma das prioridades do PCdoB.

Em Paris, ACM Neto joga o celular no chão ao saber do PSDB, diz site

Viagem de Neto a Paris reforça discurso do PT de que ex-prefeito faz “oposição à distância”

Feira de Santana 

Em Feira de Santana, o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), conhecido por seu estilo político camaleônico, já anunciou sua pré-candidatura a prefeito, e conversa com todos os lados envolvidos, desde o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) e o prefeito Colbert Martins (MDB), até nomes como João Roma (PL). O parlamentar tucano também não esconde que pode buscar o apoio de Jerônimo Rodrigues, o que poderia criar um novo impasse na ‘Princesinha do Sertão’.

O PT já lançou a pré-candidatura do deputado federal Zé Neto, que já bateu na trave inúmeras vezes na disputa municipal. A expectativa de Pablo, segundo nomes escutados pelo Política ao Vivo, é de que Zé recue da sua candidatura para formar uma aliança em nome da ‘renovação’ política na cidade. Dentro do PT, entretanto, é consenso que Zé Neto hoje é favorito para vencer a eleição em Feira, segunda maior cidade do estado.

Questionado sobre a possibilidade de se aliar a Pablo Roberto em torno de um único projeto, Zé Neto desconversou e reforçou, nesta segunda-feira (29), que os tucanos ainda não fazem parte da base governista, e que tem se preocupado com os assuntos da Câmara Federal neste momento.



Deixe sua opinião