Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Câmara/PSD

Considerado hoje a principal ‘sombra’ de Elmar Nascimento (União Brasil) em uma eventual disputa pela presidência da Câmara dos Deputados em 2025, o deputado federal Antônio Brito (PSD) assumiu o comando do superbloco partidário formado por PSD, MDB, Republicanos e Podemos. No total, Brito terá o controle de 142 parlamentares.



Como combinado, Brito seguirá como líder do bloco até o final de agosto, quando passará o bastão para outro parlamentar, como foi combinado. Com mais de 140 deputados, o grupo passará a medir forças com o chamado ‘centrão’, formado por siglas fisiológicas e que serviu de sustentação para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) em um dos momentos mais delicados do governo.

Deputados citam números e acreditam na força de Antônio Brito à presidência da Câmara

Atualmente, Antônio Brito, que é líder do PSD na Casa, é tido como o possível oponente de Elmar Nascimento (União Brasil) na disputa pelo comando da Câmara. Enquanto Elmar é considerado o ‘candidato’ do presidente Arthur Lira (PP), de quem é homem de confiança e principal aliados, Brito surge como uma iniciativa do PSD, com provável apoio do senador Otto Alencar (PSD) e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode tentar emplacar um nome próximo para comandar o Legislativo e evitar novos atritos, como os que aconteceram com Lira nos primeiros meses de mandato.



Deixe sua opinião