Áttila Torres

Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. 



É crença social de que o indivíduo com deficiência é incompleto, diferente e menos apto para executar qualquer função ou gerir a própria vida.

É uma forma de discriminação baseada na crença de que exista um único padrão de corpo humano. Nesta visão preconceituosa a ausência de qualquer deficiência é vista como o “normal” e pessoas com alguma deficiência são entendidas como “exceções”.

Ninguém deve jamais ser reduzido apenas à condição funcional de seu corpo. Cada pessoa tem muitas outras características que, juntas, compõem sua identidade. 

Quando o preconceito se torna explícito e consciente, com a intensão de excluir, afastar e ofender as pessoas com deficiência, por esses serem considerados “inferiores ou incapazes” ocorre a discriminação. Este tipo de situação, conforme a Lei Brasileira de Inclusão, deixa de ser uma simples ofensa e se torna um crime, previsto na legislação e com suas penalidades.

Somente com a mudança do pensamento da sociedade e com o conhecimento sobre o que é a deficiência será possível acabar com o preconceito e com atitudes capacitistas. Por combatermos veementemente qualquer tipo de discriminação é que se faz tão importante estarmos atentos e repudiarmos atos como o ocorrido no último dia 30/04, quando o apresentador Aldery Ribeiro comparou discussões em redes sociais com competições paraolímpicas. Não satisfeito manter o discurso preconceituoso, ele ainda completou o discurso se referindo a pessoas com deficiência como “aleijados”:

A fim de reprimir a continuidade de tais condutas e também lutar para que o apresentador seja devidamente punido, foi protocolada por Mestre Áttilla em 07/05/2020 uma NOTA DE REPÚDIO (veja íntegra AQUI) junto à 3ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão contra a atitude preconceituosa do apresentador Aldery Ribeiro da TV Carajás no Estado do Paraná. O Promotor Marcos José Porto Soares recebeu a manifestação, a qual vai ser incluída no processo.

Não podemos ficar inertes diante de preconceitos! 

Atitudes discriminatórias não podem passar incólumes!

Se você for vítima de preconceito e discriminação, denuncie!

 

Presidente do Podemos Esporte Bahia, Educador Físico, Gestor Esportivo, Administrador, Grão Mestre em Taekwondo. Condutor da Tocha Olímpica nas Olimpíadas do Rio 2016, Especialização nos Estados Unidos e Coreia do Sul.



O maior site de política da Bahia agora também está entre os 10 maiores portais de notícias do estado.

Meio milhão de acessos em dois meses. Meio milhão de vozes. Mas não sem fazer alguns inimigos.

Deixe sua opinião